Aprender é uma das etapas mais importantes da vida de toda a criança, fazendo com que as escolinhas sejam um ambiente onde elas se desenvolvem como pessoas, futuros cidadãos, e também fisicamente. Muito mais do que um espaço de entretenimento, os playgrounds infantis em escolas ajudam para o desenvolvimento social e físico das crianças, potencializando o que elas aprendem em sala de aula, e ainda podem ser um excelente atrativo para a sua escolinha!
Claro que todo playground infantil deve ser o mais seguro possível, mas isso é ainda mais verdade dentro das escolinhas, onde geralmente são muitas crianças brincando ao mesmo tempo. É preciso tomar cuidado com os espaços entre os brinquedos – já que as crianças correm de um lado pro outro, evitar tinturas que que esquentem (é o caso da pintura eletrostática dos playgrounds da Play Rio) e contar com uma fabricação de qualidade que suporte o peso e as atividades de muitas crianças ao mesmo tempo durante toda a semana.
Os playgrounds infantis são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças. Equipamentos como escorregadores, balanços e gangorras ajudam a melhorar a coordenação, o equilíbrio e a força física dos pequenos. Brincar ao ar livre também estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que as crianças explorem e inventem suas próprias brincadeiras.
E, claro, além dos benefícios físicos, os playgrounds promovem importantes habilidades sociais de interação. As crianças aprendem a compartilhar, negociar e resolver conflitos, desenvolvendo empatia e habilidades de comunicação. Além disso, elas gastam toda a energia acumulada e podem se comportar melhor na sala de aula.
Para atender às necessidades variadas das crianças, é importante escolher equipamentos diversificados e seguros, que estejam de acordo com a faixa etária das crianças. Escorregadores de diferentes alturas, balanços individuais e coletivos, e áreas de escalada são excelentes opções. Superfícies macias e antiderrapantes, como pisos de borracha, garantem a segurança durante as brincadeiras.
Vale também incorporar esses playgrounds às áreas externas, fazendo com que eles sejam usados nos intervalos, fazendo as crianças também aproveitarem a luz do sol e a brisa, sempre com a supervisão de um responsável.