Dentro do universo de brincadeiras infantis, muitas oferecem mais do que apenas entretenimento, promovendo também o desenvolvimento cognitivo, motor e social e, o mais importante, momentos de conexão com a família e os amigos.
Um exemplo claro disso são os jogos de tabuleiro, muito populares em todo o mundo e que oferecem uma gama enorme de possibilidades e gêneros para brincar.
Por isso, neste texto, vamos apresentar sete ideias de jogos infantis de tabuleiro envolventes para toda a família, os benefícios que essas experiências proporcionam e o que levar em conta para escolher o jogo certo. Continue a leitura e fique por dentro!
A infância é o momento para brincar e se desenvolver em vários aspectos (físico, emocional, social, intelectual e por aí vai). A ciência entende cada vez mais a importância de atividades que estimulem as crianças fisicamente, socialmente e cognitivamente. E os jogos infantis de tabuleiro estão incluídos nisso. Brincar com esses equipamentos traz uma série de benefícios aos pequenos, como:
De modo geral, os jogos de tabuleiro estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e o raciocínio lógico de forma lúdica e sem estresse. Assim, eles contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Jogos infantis de tabuleiro são sociais por natureza. Muitos são baseados na interação entre as crianças, incentivando o compartilhamento, a comunicação e o trabalho em equipe. Essa, portanto, é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento de habilidades sociais nos primeiros anos de vida.
Expandindo um pouco a questão social, jogar em família cria laços afetivos, proporcionando momentos compartilhados de alegria e diversão. Isso resulta em mais confiança e segurança para a criança.
Os jogos infantis de tabuleiro são baseados em regras que devem ser seguidas por todos os participantes. Dessa forma, essas brincadeiras são boas ferramentas para ensinar a importância de entender e seguir regras, algo muito importante no desenvolvimento de qualquer criança.
O melhor de tudo: todos esses aprendizados e outros que não citamos aqui acontecem de forma lúdica, já que as crianças aprendem enquanto brincam. Isso ajuda a despertar o interesse natural dos pequenos pela leitura, matemática básica, criação de estratégias, entre outras vantagens.
Ou seja, além de muito divertidos, os jogos infantis de tabuleiro são excelentes ferramentas que trabalham o desenvolvimento da criança em vários aspectos, tanto cognitivos, quanto sociais e emocionais!
Agora, conheça alguns jogos infantis de tabuleiro que fazem sucesso entre as famílias!
Vamos começar com este clássico! Existem muitas versões do jogo de quebra-cabeça, que envolve o encaixe de peças para formar uma imagem completa, estimulando a criatividade e o pensamento lógico.
A atividade não tem uma idade mínima, exceto o fato de que os pais devem acompanhar crianças pequenas na tarefa para evitar que elas engulam peças ou se machuquem. No entanto, quebra-cabeças maiores e com mais peças são mais indicados para crianças mais velhas.
Uma versão simplificada do popular jogo Catan envolve conquistar territórios em um mapa. Ao virar cartas, o jogador vai ganhando recursos e usando isso para desenvolver sua expansão. A versão júnior é adequada para crianças mais velhas e envolve estratégia, negociação e coleta de recursos, estimulando a criatividade e o pensamento lógico.
Simples e muito divertido, o Jogo da Memória tem várias possíveis temáticas. E, como o próprio nome já dá a entender, ele é ótimo para desenvolver a memória e o reconhecimento de padrões.
O Jogo da Memória é bem simples. Cartas com imagens (podem ser objetos, animais ou desenhos) são viradas para baixo, sendo que duas são idênticas. A criança vira duas cartas por vez e tem que montar os pares.
Outro famosíssimo entre os jogos de tabuleiro infantis, Detetive é um jogo de mistério no qual os jogadores investigam um crime, coletam pistas e tentam identificar o assassino, a arma e o local. Na versão Júnior, o objetivo é descobrir quem sumiu com um brinquedo!
Além de estimular o pensamento lógico e dedutivo, o jogo promove habilidades sociais e trabalho em equipe e aprimora a capacidade de resolver problemas.
O Twister é um jogo que estimula a coordenação motora e o equilíbrio das crianças. A partir de cartas escolhidas, os participantes precisam colocar os pés e as mãos em um tapete com círculos com cores específicas. Por exemplo: mão direita em um círculo vermelho, pé esquerdo em um círculo azul. A última criança que mantiver o equilíbrio sem cair ganha!
Um dos mais populares jogos de tabuleiro do mundo, o Banco Imobiliário traz conceitos de estratégias, comunicação e educação financeira para crianças de forma lúdica. O jogo simula transações imobiliárias, já que os jogadores compram, vendem e constroem propriedades, visando acumular riqueza. Vence quem administrar melhor seus recursos e propriedades, eliminando outros jogadores.
Apesar de o jogo original ser indicado para crianças mais velhas, a versão júnior pode ser jogada por crianças a partir de 5 anos.
Além de estimular a criatividade, a imaginação e a socialização, o Imagem & Ação também traz muita diversão para crianças e adultos. Ao retirar uma carta, o participante deve apresentar mímicas e sinais para que todos descubram o que está sendo imitado.
Essas são algumas dicas de jogos infantis de tabuleiro para brincar em família. Lembre-se de que uma infância saudável deve ter momentos de brincadeiras físicas, no entanto jogos de tabuleiro para crianças também oferecem muita diversão e desenvolvimento em várias áreas!
Mas como escolher o jogo certo? Veja a seguir.
Além das dicas de jogos infantis de tabuleiro que oferecemos, existem muitas outras opções. Isso pode tornar a escolha mais difícil, mas existem fatores que você deve levar em conta para escolher. Veja:
Ao levar em conta todos esses pontos, você tem muito mais chances de adquirir um jogo que vai oferecer uma experiência divertida, educativa e com menos chances de frustração (um jogo muito complexo para uma criança muito jovem ou vice-versa).
A infância é um dos períodos mais importantes da vida. Brincar e aprender se misturam e podem ter efeitos positivos que vão durar para sempre.
E, assim como os jogos infantis de tabuleiro, existem muitas outras brincadeiras que desenvolvem comunicação, socialização, coordenação física e o intelecto das crianças, sem a necessidade de um brinquedo em si.
Quer saber mais? Então, confira nosso conteúdo sobre 22 brincadeiras infantis educativas!