O ato de brincar é a grande oportunidade de desenvolvimento para uma criança, em especial na Primeira Infância. É nessa fase que testamos limites e tentamos subir nas coisas – de mesas em casa a árvores no parque.
E, apesar de parecer arriscada na visão dos pais, a escalada infantil é uma atividade que deve ser estimulada e não proibida para evitar riscos – claro que levando em conta a idade da criança.
A escalada infantil é uma atividade única que recruta diversas partes do cérebro e do corpo da criança e as ajuda a desenvolver habilidades como percepção espacial, coordenação motora grossa e fina e até mesmo memória de trabalho.
No artigo de hoje, a Play Rio irá se aprofundar nesses e outros benefícios da escalada infantil e como incentivar essa atividade com os pequenos de forma segura.
Para uma criança, escalar é uma experiência emocionante que parece arriscada, em especial nos primeiros anos de vida. E de fato ela é: até os 6 anos, a criança está desenvolvendo suas habilidades motoras, por isso, tem mais chances de sofrer acidentes e se machucar.
Aqui na Play Rio, acreditamos que a criança precisa testar seus limites aos poucos, evoluindo nos desafios adequados para sua faixa etária, afinal, aprender a assumir riscos é uma parte necessária da vida – e um dos benefícios da atividade.
No entanto, esse processo acontece ao mesmo tempo em que a criança vai evoluindo, pois à medida que ela pratica a brincadeira de escalar, vai ganhando força física, massa óssea, melhora suas condições cardiovasculares, noção espacial e confiança.
A construção de autoconfiança, aliás, é outro dos benefícios da escalada infantil, e é feita em conjunto com os pais e adultos responsáveis pela criança. O medo é uma emoção básica que a criança sente e serve de alerta para os perigos reais de escalar. O papel dos adultos é o de fortalecer a confiança da criança, sem deixá-la com ainda mais medo da altura.
Quando ela está experimentando escalar, ela está também aumentando seu foco atencional, sua concentração e sua paciência. Isso acontece porque na escalada, como a percepção de risco é grande para a criança, o cérebro dela aciona os mecanismos de luta e fuga, aumentando a adrenalina e prestando mais atenção na atividade. É aqui que a autoconfiança tem o papel crucial de ajudá-la a ter a paciência necessária para enfrentar o desafio sem buscar o colo da mãe como refúgio.
Trabalhando a memória e solucionando problemas
E quando a criança trabalha a paciência para enfrentar o desafio, ela também está trabalhando duas atividades cognitivas essenciais para seu futuro: memória e solução de problemas. Com as várias perguntas na sua cabeça – do tipo: eu consigo por o pé ali? Será que eu alcanço aquela corda? –, ela vai testando seus limites e tendo benefícios cognitivos com isso.
Escalar árvores, apesar de também ser uma ótima opção, pois oferece contato com texturas diferentes e até com animais silvestres, é mais arriscado para idades menores.
Nesse sentido, a escalada infantil em playgrounds é uma opção adequada para a Primeira Infância, pois eles ainda estão desenvolvendo plenamente suas habilidades psicomotoras, como vimos.
Nos playgrounds da Play Rio, a criança vai ter a oportunidade de escalar usando duas opções principais, a corda e o rapel, que exigem muita concentração e garantem muita diversão sem envolver alturas extremas.
Dessa forma, a escalada infantil acontece em espaços seguros e envolvendo os benefícios de brincadeiras arriscadas e que desafiam os pequenos, despertando o aventureiro que existe dentro deles.
Vamos conversar sobre os brinquedos que você pode instalar? Clique aqui e faça um orçamento agora mesmo!