Ler é uma das atividades mais importantes para o ser humano. Além de aumentar o nosso vocabulário e a nossa criatividade, esse hábito melhora a nossa comunicação e o nosso processo de aprendizado, oferecendo benefícios consideráveis tanto para a nossa vida pessoal quanto para a vida profissional.
Sendo assim, a importância que a leitura infantil tem não é de se surpreender, já que esse é um período de grande relevância para a formação intelectual e emocional das pessoas. Em outras palavras, a leitura para crianças é uma ferramenta poderosa que, além de transmitir conhecimento, alimenta a imaginação e promove o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.
Sabendo disso, neste texto, falaremos tudo que você precisa saber sobre a leitura infantil, apresentando dicas de quando e como introduzir esse hábito na vida das crianças. Confira!
O ato de ler é importante ao longo de toda a vida. No entanto, a leitura infantil tem uma importância ainda maior, já que ela ajuda muito a potencializar o desenvolvimento das crianças. Além disso, a leitura pode apresentar aos pequenos, de forma divertida, novas histórias, experiências, imagens e conceitos.
Entenda, a fundo, os principais benefícios de ler para as crianças:
Os livros infantis costumam ter histórias e imagens pensadas especialmente para despertar a atenção das crianças. Essas histórias, com figuras e cores, abrem portas para mundos imaginários, estimulando a criatividade e a capacidade de visualização dos pequenos.
Se ler já melhora a comunicação e a linguagem em adultos, imagine o potencial desse hábito em crianças. A leitura infantil cria uma exposição constante à linguagem escrita para os pequenos, o que contribui para a expansão do vocabulário, a compreensão gramatical, a fluência verbal e a conexão entre palavras e figuras/conceitos.
Os livros infantis são ótimas ferramentas para fomentar o aprendizado e o entendimento dos pequenos. A leitura para crianças proporciona conhecimento sobre o mundo ao redor, introduzindo conceitos, valores e lições valiosas de forma envolvente e engajante.
Especialmente nos primeiros anos, a leitura infantil é uma prática compartilhada entre pais e filhos. Esses momentos ajudam a criar e fortalecer laços afetivos, promovendo um ambiente de carinho e segurança para as crianças.
Ler é um hábito que faz parte da vida de todas as pessoas, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou mesmo como hobby no dia a dia. Esse ato, quando iniciado desde cedo, ajuda no aprendizado de uma série de coisas futuras.
Ou seja, a leitura infantil é uma prática cheia de benefícios e que deve ser incentivada para todas as crianças. Mas quando começar? Veja a seguir!
Você já entendeu a importância da leitura infantil. Porém, qual é o momento ideal para inserir essa prática na vida da criança?
Esse processo pode começar já nos primeiros meses de vida. Isso acontece porque, mesmo que os bebês ainda não compreendam as palavras, a exposição ao som da leitura promove conexões cerebrais e familiaridade com a linguagem.
Confira as principais etapas da leitura infantil de acordo com faixas etárias:
Acima, demos algumas orientações de quando começar a leitura para crianças. Durante os primeiros anos, essa interação é sempre acompanhada de pais ou responsáveis, portanto é fundamental fazer a leitura de uma forma que incentive a criança.
Use as texturas, as cores e os padrões visuais do livro enquanto lê para o bebê com uma voz suave. Apesar de ele não entender, isso cria uma conexão emocional e o incentiva a reagir a interações vocais.
Continue lendo com voz suave e devagar. Comece a apontar objetos e cores enquanto explora as páginas, para que o bebê comece a fazer associações.
Com histórias ainda simples, incentive a criança a identificar palavras e cores à medida que lê. Uma atividade interessante é estimular a repetição das palavras, para ajudar no desenvolvimento da fala.
Ao abordar histórias mais elaboradas, comece a incentivar a criança a fazer perguntas sobre a trama. Continue destacando palavras-chave, imagens e cores e a incentive a fazer a leitura. Faça correções de forma suave e estimule esse hábito de forma rotineira.
No entanto, é claro que cada criança tem uma personalidade, e isso precisa ser levado em conta na hora de incentivar a leitura infantil. Veja mais sobre como fazer isso a seguir!
Apesar de importante, nem sempre a leitura infantil é um hábito que acontece naturalmente. As crianças costumam ser muito ativas e impacientes, o que pode dificultar essa prática. Porém, é possível incentivar esse hábito de algumas formas:
É interessante criar um ambiente que seja propício para a leitura, especialmente no quarto da criança. Disponibilize livros em casa e crie um espaço acolhedor, com iluminação, lápis, cadernos etc.
Demonstre o amor pela leitura e leia junto com seus filhos. Mostre entusiasmo ao escolher e ler livros e converse com eles sobre isso.
Leve as crianças para visitarem bibliotecas e livrarias, de modo a estimular o interesse pela leitura e a possibilitar que elas conheçam novas opções de livros e quadrinhos.
A leitura infantil é um processo feito com os pais. Ao dedicar tempo para ler com as crianças, além de fortalecer laços familiares, você promove hábito e prazer no ato de ler.
Permita e incentive que as crianças escolham livros com base em seus interesses, curiosidades e gostos. Esse comportamento faz com que elas fiquem mais envolvidas no hábito de ler e estimula a autonomia da criança.
A leitura infantil é um hábito que vai muito além das páginas dos livros. Ler é uma semente que ajuda no desenvolvimento social, criativo e intelectual da criança, além de oferecer vários outros benefícios.
Como falamos, a leitura é parte fundamental da educação. No entanto, existem muitas formas de aprender durante essa fase tão especial, inclusive por meio de brincadeiras. Assim como a leitura infantil, as brincadeiras também ajudam no desenvolvimento social e cognitivo e trazem uma série de outros benefícios.