Todos os mercados hoje em dia estão mais e mais competitivos, e isso também é verdade para o segmento de educação! Com mais concorrência e acesso à informação por parte dos pais, as escolas particulares precisam se destacar para atrair novos alunos e garantir o sucesso de suas instituições.
E uma das melhores formas de conseguir isso é através de estratégias de marketing para escolas. Aliás, o marketing educacional vem se destacando como uma poderosa ferramenta para alcançar esse objetivo, ajudando a fortalecer a imagem da escola e comunicar seus diferenciais ao público.
Mas, e na prática.... o que uma escola pode fazer para captar mais alunos? Neste texto, vamos falar um pouco sobre marketing para escolas, e alguns diferenciais que você pode destacar na sua comunicação para atrair mais alunos. Confira!
Você já deve ter ouvido falar naquela frase: “a propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? Bom, claro que o mais importante dentro de uma escola é a educação e segurança que esse espaço oferece aos alunos.
Mas, é muitíssimo importante ter uma estratégia de marketing para escolas bem estruturada para atrair e reter alunos, além de fortalecer a marca da instituição.
Aliás, diferente do marketing “tradicional”, o marketing para escolas foca não apenas na captação de novos alunos, mas também na construção de um relacionamento sólido com as famílias e na criação de um ambiente escolar. Criando aquela sensação de família, e destacando qualidades e valores.
Ainda, com uma comunicação eficaz, a escola pode transmitir seus diferenciais e criar uma imagem positiva no mercado, atraindo a atenção dos pais que buscam a melhor educação para seus filhos.
Mas, quais podem ser esses diferenciais? Veja a seguir.
Para se destacar no mercado educacional, uma escola precisa oferecer diferenciais que atraiam os alunos e pais, e mostre que a escola é diferente da concorrência. Veja alguns tópicos importantes de serem explorados:
A educação é o ponto central do marketing para escolas, como não poderia deixar de ser. Então, mostra que a escola implementa métodos de ensino modernos, como grade curricular moderna, o uso de tecnologias em sala de aula e a personalização do aprendizado.
Esses pontos podem ser um grande atrativo para pais que buscam uma educação mais dinâmica e alinhada com as demandas do século XXI.
Os professores capacitados e em constante atualização são um dos principais diferenciais de uma escola. Investir na formação continuada do corpo docente demonstra compromisso com a qualidade da educação oferecida.
Oferecer uma estrutura física moderna e bem equipada é um diferencial importante para você explorar no marketing para escolas.
Alguns exemplos são salas de aula bem planejadas, laboratórios de ciência e informática, biblioteca, áreas de convivência e espaços de lazer. Tudo com acessibilidade e promovendo o bem-estar e desenvolvimento dos alunos.
Um ponto legal é oferecer programas de atividades extracurriculares na sua escola. Atividades de esporte, música, teatro, idioma, entre outras, são grandes atrativos para as famílias.
Essas atividades complementam a formação acadêmica e ajudam no desenvolvimento integral dos alunos.
Uma escola deve criar um relacionamento próximo e de confiança com as famílias. E parte disso é um atendimento humanizado e cuidadoso, que entenda as necessidades de cada aluno.
Isso gera uma percepção positiva da escola e um senso de comunidade, que é muito importante.
Lembra que falamos ali em cima que a infraestrutura da escola deve ser um dos pontos de destaque no marketing? Um diferencial que pode fazer toda a diferença na captação de novos alunos e na satisfação das famílias é a presença de playgrounds na escola.
Esses espaços de recreação ao ar livre são fundamentais para o desenvolvimento infantil, promovendo o bem-estar físico, social e emocional das crianças, além de melhorar a educação.
Além disso, os playgrounds oferecem momentos inesquecíveis de diversão e relaxamento, e também contribuem diretamente para o aprendizado. Então, que tal investir em um desses espaços para divulgar a sua escola?
Como você viu, o marketing para escolas é muito importante e traz uma série de benefícios. Afinal, os pais e alunos precisam saber o que a sua escola oferece de diferente e os benefícios de fazer parte da instituição.
E um dos pontos que mais chama atenção (no bom sentido, claro) são os playgrounds para escolas!
Brincar é uma das formas mais importantes de aprendizado na infância. Através das brincadeiras no playground, as crianças desenvolvem habilidades motoras, aprendem a interagir em grupo, compartilham, resolvem conflitos e experimentam a tomada de decisões.
Com isso, elas se desenvolvem fisicamente, socialmente e intelectualmente, e isso complementa muito a educação!
Por isso, nada melhor para isso do que contar com playgrounds construídos e projetados com todo o cuidado e carinho do mundo. A Play Rio é especialista em fabricar playgrounds e tem mais de 50 anos de experiência.
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