Está para nascer um dono de restaurante que não queira vender mais. Esse é de longe o principal objetivo de todo o empreendedor nessa área, afinal, restaurante cheio é sinônimo de sucesso do negócio.
Alguns empreendedores já aprenderam os caminhos para trazer mais clientes para o restaurante e encantá-los com um serviço de primeira e comida de qualidade. Outros ainda se perguntam: já tentei algumas coisas, mas ainda não consegui realmente trazer mais clientes e vender mais.
Para te ajudar com isso, pensamos em 3 dicas simples – e MUITO PRÁTICAS – para aplicar no seu restaurante e já começar a vender mais.
Uma das principais dicas para otimizar seu restaurante é a de garantir um atendimento de qualidade. Parece óbvio, mas nem sempre é o que acontece nos estabelecimentos, pois é preciso ir além do atendimento cordial e atencioso.
Seus garçons/garçonetes precisam estar focados na atividade de atendimento ao cliente. Em outras palavras, o garçom não prepara bebidas, não faz limpeza do ambiente e nem cuida do caixa – outros funcionários fazem isso exclusivamente. Além disso, é ideal que o garçom ou garçonete atenda um número de 5 a no máximo 7 mesas para garantir a satisfação dos clientes.
Outra dica prática: antes do expediente começar, treine um discurso de prato do dia, de recomendação da casa e do prato mais pedido. Isso pode ajudar um cliente indeciso na hora do pedido – e também agilizar o atendimento.
Ah, e não se esqueça de informar seus funcionários sobre algum eventual prato que não pode ser servido no dia por falta de ingredientes. Isso ajuda a não gerar frustração no cliente por ter pedido um prato que está no cardápio, mas não está disponível para consumo.
Lembre-se também de investir em um ambiente aconchegante e único, com a cara e a proposta do seu restaurante. É preciso causar uma boa impressão e garantir que seus clientes se sintam confortáveis e bem-vindos ao restaurante.
Um som ambiente e temperatura agradáveis, por exemplo, atuam como fatores atrativos ou que espantam os clientes. É só imaginar o que você prefere: um restaurante com uma temperatura controlada e confortável ou um em que todos estão suando de calor?
A decoração também tem um papel fundamental em mostrar o melhor que você pode oferecer aos seus clientes – dentro e fora do restaurante, viu? Afinal, a fachada e a decoração do seu espaço são as primeiras coisas que os clientes observam. Então, cuide bem disso investindo em um projeto com um arquiteto ou profissional de decoração de interiores.
O espaço kids é definitivamente um grande diferencial competitivo para o seu restaurante vender mais. Prova disso é que um dos principais termos quando procuramos “espaço kids” no Google é “espaço kids em restaurante perto de mim”.
Ter um espaço kids com um monitor ou monitora e brinquedos atrativos para as crianças pode parecer um custo a mais, mas na verdade, é algo que atrai as famílias com crianças e fideliza esses clientes adultos.
Isso acontece pois os pais descobrem um restaurante que consegue atender essa necessidade sem um custo extra para eles (ter que pagar uma babá, por exemplo).
Geralmente esses clientes que são pais acabam fazendo uma propaganda boca a boca para outros casais de pais que buscam um restaurante com boa comida, bom atendimento e um espaço kids de qualidade.
E não vamos esquecer de outro ponto muito importante: o espaço kids ajuda também a vender mais e aumentar o ticket médio de consumo da mesa, já que os pais se sentem mais tranquilos e pensam: acho que vamos passar um tempo a mais por aqui, descansar do cuidado dos filhos por um tempo e relaxar.
E se você está em dúvida de como conseguir um playground seguro e de qualidade para o seu restaurante, a Play Rio pode te ajudar com isso!
Vamos conversar sobre brinquedos que você pode instalar no seu estabelecimento.
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