Todo pai, mãe ou educador já ficou encantado ao ver um bebê tentando pegar um brinquedo pela primeira vez, dar os primeiros passos ou equilibrar-se numa bicicleta.
Esses pequenos gestos são muito mais do que fofura: são sinais claros de que a coordenação motora está se desenvolvendo, e essa evolução começa muito cedo, ainda nos primeiros meses de vida.
Neste artigo, você vai entender o que é coordenação motora, por que ela começa a se desenvolver nos primeiros anos, como estimulá-la de maneira saudável e quais os impactos disso para a vida futura da criança. Vamos juntos?
Coordenação motora é a capacidade que temos de movimentar diferentes partes do corpo de maneira eficiente e organizada para realizar tarefas. Ela se divide em duas categorias:
Ambas são essenciais para a autonomia da criança e para sua integração social e escolar. Segundo estudos, ainda entre 14 e 16 semanas de gestação, o feto já exibe movimentos amplos como flexão, extensão, alongamentos e chutes vigorosos.
Mesmo nos recém-nascidos, há organização temporal e topográfica nos movimentos das pernas, indicando uma base neuromuscular já estabelecida.
Os primeiros anos de vida são um período crítico para o desenvolvimento neurológico. Nessa fase, o cérebro está formando milhões de novas conexões sinápticas todos os dias, permitindo que a criança experimente, aprenda e adapte seus movimentos ao ambiente.
O National Institutes of Health explica que o cérebro do bebê forma um excesso de sinapses já durante a gestação (por volta da 23ª semana) e atinge o pico no primeiro ano de vida.
A seguir, ocorre intensa poda de conexões supérfluas até cerca dos 5–6 anos, o que representa uma fase crítica de plasticidade para aprendizado de funções cognitivas e motoras
Outro estudo financiado pelos NIH e publicado no Opportunities for Neurodevelopmental Plasticity from Infancy Through Early Adulthood (PMC/NCBI) confirma que entre o nascimento e 5 anos ocorre um crescimento cerebral rápido, atingindo quase o tamanho de um cérebro adulto, com inúmeras mudanças dependentes da experiência, suporte essencial para aquisição de habilidades motoras, entre outras.
Além disso, a curiosidade natural dos bebês e crianças pequenas os leva a testar limites físicos e explorar novos desafios, fatores indispensáveis para o aprimoramento da coordenação motora.
Aqui entram as boas práticas e um pouco de criatividade, é claro! Um ambiente rico em estímulos físicos e sociais é fundamental para ajudar a criança a explorar todo o potencial da sua coordenação motora. Veja algumas estratégias:
Desenvolver bem a coordenação motora nos primeiros anos tem efeitos duradouros.
A Academia Americana de Pediatria aponta que atrasos no desenvolvimento motor podem estar associados a dificuldades em habilidades sociais, emocioanais e acadêmicas.
Revisões ainda relatam que crianças com bom domínio de habilidades motoras tendem a ser mais fisicamente ativas, demonstram melhor autoeficácia e apresentam maior probabilidade de adesão a estilos de vida saudáveis.
Além disso, a coordenação motora está ligada ao desenvolvimento cognitivo. Movimentos coordenados estimulam áreas do cérebro relacionadas à memória, à atenção e ao raciocínio lógico, ajudando no desempenho escolar.
Quando uma criança engatinha, corre, manipula objetos ou brinca, ela não está só “se mexendo”, está ativando circuitos cerebrais responsáveis pelo raciocínio, pela tomada de decisão e pela regulação emocional.
Especialistas como Jean Piaget e Henri Wallon já mostravam que a criança constrói o pensamento a partir da ação. Ou seja: o corpo em movimento constrói a mente em crescimento.
Habilidades motoras finas (como recortar, pintar ou encaixar peças) desenvolvem a percepção espacial, a coordenação olho-mão e até habilidades pré-matemáticas e pré-leitura.
Falso. O estímulo deve começar em casa, desde o nascimento, com atividades adequadas para cada fase.
Mito. Diferenças individuais são mais influenciadas por estímulos e ambiente do que por gênero.
Verdade. Crianças que passam muito tempo em frente a telas tendem a se movimentar menos e a desenvolver menos habilidades motoras.
A coordenação motora é uma habilidade que começa cedo, mas precisa ser cuidada ao longo da vida. Nos primeiros anos, cada estímulo conta, e brincar é a melhor maneira de aprender.
Ambientes seguros e pensados para a infância, como os criados pela Play Rio, ajudam nesse processo de maneira natural e divertida.
Quer mais ideias para transformar a infância em um período cheio de movimento e descobertas? Leia nosso artigo completo sobre como criar um espaço de brincar e inspire-se para fazer a diferença no desenvolvimento das crianças.
Porque crescer em movimento é crescer feliz.