Você já ouviu falar no termo “ticket médio”? Quem trabalha com negócios ou tem uma empresa conhece muito bem esse conceito! Especialmente para quem tem um restaurante, afinal, é um dos principais indicadores de performance de qualquer estabelecimento desse tipo.
Então, neste texto nós vamos ajudar você a conhecer e otimizar esse número para aumentar a lucratividade e garantir o sucesso do seu negócio. Além de explicar o que é o ticket médio, como calculá-lo, sua importância você vai aprender também como aumentá-lo de uma forma bem eficiente. Quer saber? Continue a leitura!
Esse conceito é usado para representar o valor médio gasto por cliente em seu restaurante. Ou seja, imagine a sua clientela... em média, quanto cada um deles gasta em cada visita ao seu estabelecimento. Agora some isso para todos os clientes e faça uma média: Esse é o ticket médio!
Esse valor é calculado dividindo o total de vendas pelo número de clientes atendidos no período. A fórmula é:
Ticket Médio = Total de Vendas / Número de Clientes
Vamos supor que o seu restaurante faturou R$ 20.000 em um mês e atendeu 1.000 clientes, o ticket médio será:
Ticket Médio = R$ 20.000 / 1.000 = R$ 20,00
Isso significa que, em média, cada cliente gastou R$ 20 no seu restaurante durante esse mês.
O ticket médio pode ser calculado por período, como semanalmente, mensalmente ou anualmente.
Entender o ticket médio é fundamental para várias tomadas de decisão relacionadas ao seu negócio. Com ele, fica mais fácil:
Quando você saber, em média, quando cada cliente gasta, você consegue traçar metas realistas para aumentar esse valor e, consequentemente, o faturamento.
Se o ticket médio está abaixo do que você espera, pode ser necessário revisar o cardápio ou incluir novos itens que possam ser vendidos com maior margem de lucro. Por exemplo, é possível que a adição de alguns produtos com maior margem de lucro “puxe” o valor do seu ticket médio para cima.
Conhecer o ticket médio também ajuda a ajustar despesas e investimentos, equilibrando o orçamento de acordo com o fluxo de caixa.
Ou seja, é muito importante conhecer o ticket médio do seu negócio, especialmente se tratando de um restaurante. Com isso, você pode ter as melhores informações para saber como o negócio está operando e trabalhar para aumentar esse valor (como veremos a seguir).
Elevar o ticket médio é um objetivo importante e pode ser uma estratégia inteligente para aumentar o faturamento sem necessariamente atrair mais clientes. Mas, isso já mostra que pode ser algo desafiador.
Veja algumas dicas práticas:
Incentive os garçons a oferecerem adicionais ou combos que tragam uma melhor experiência ao cliente, como adicionar sobremesas ou bebidas por um valor reduzido quando combinadas com o prato principal.
Com isso, você melhora a experiência e consegue fazer com que o cliente gaste mais, mas também tendo um melhor consumo.
Invista em pratos ou bebidas premium que possam elevar o gasto médio por pessoa. Uma opção gourmetizada pode atrair clientes dispostos a pagar mais pela qualidade e diferenciação.
Ofereça descontos progressivos ou benefícios em um programa de fidelidade. Clientes que se sentem valorizados tendem a gastar mais.
Ofereça promoções sazonais que incentivem o cliente a experimentar novos pratos ou consumir mais do que o habitual.
Essas são algumas dicas para aumentar o ticket médio em seu restaurante, sem precisar simplesmente subir o preço de tudo – o que é algo que vai acabar criando um clima ruim com seus clientes!
Ah, e tem mais uma dica imperdível!
Uma excelente maneira de aumentar o ticket médio é atrair grupos maiores, como famílias. Quando você investe em playgrounds e espaços kids no seu restaurante, você transforma o seu ambiente em um espaço ideal para pais que buscam um lugar agradável e seguro para seus filhos enquanto desfrutam de uma refeição.
Playgrounds bem estruturados, além de proporcionar conforto e lazer para as crianças, incentivam as famílias a permanecerem mais tempo no local, o que naturalmente aumenta o consumo. E uma consequência disso é um ticket médio mais elevado, já que as famílias costumam pedir mais pratos, sobremesas e bebidas durante a refeição.
Mas, não pode ser qualquer playground não! Conte com os playgrounds infantis da Play Rio que oferecem segurança e flexibilidade para o seu espaço, proporcionadas pelos nossos mais de 50 anos de experiência.
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