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Desenvolvimento motor infantil: como ocorre e como estimular?

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O desenvolvimento motor infantil é um processo importante e que molda as habilidades físicas das crianças. Especialmente durante os primeiros anos de vida, essas aptidões evoluem significativamente, proporcionando a base para uma vida ativa e saudável. 

Para isso, desde o momento que nascem, os bebês começam a conhecer e explorar o mundo — em que tudo é novo para eles —, impulsionando o progresso de suas habilidades motoras, essenciais para o desenvolvimento.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre as fases do desenvolvimento motor das crianças, identificando sinais de possível atraso e oferecendo algumas dicas para estimular essa evolução. Continue a leitura para conferir!

O que é o desenvolvimento motor infantil?

Primeiramente, precisamos entender que o desenvolvimento motor infantil é o processo gradual e sequencial pelo qual as habilidades físicas e motoras das crianças se desenvolvem desde o nascimento até a adolescência. 

Assim, ele engloba uma série de marcos importantes, como o controle da cabeça e a capacidade de sentar, engatinhar, andar e aprimorar outras habilidades motoras finas e grossas.

Geralmente, o desenvolvimento motor infantil é influenciado por fatores genéticos, ambientais e de estimulação. E, à medida que as crianças crescem, a aquisição dessas habilidades se torna cada vez mais crucial para sua independência, exploração do ambiente e participação em atividades sociais e educacionais. 

Nesse processo, o estímulo dos pequenos por meio de atividades físicas e brincadeiras desempenha papel protagonista no desenvolvimento motor infantil.

Criança brincando com jogos didáticos no chão
Criança brincando com jogos didáticos no chão

Quais são as etapas desse desenvolvimento?

Agora que você já entendeu o que é o desenvolvimento motor infantil, confira quais são as etapas desse longo processo.

Fase 1: desenvolvimento motor reflexo (0-4 meses)

Nos primeiros meses de vida, os bebês dependem principalmente de reflexos involuntários. Sendo assim, eles começam a demonstrar habilidades motoras reflexas, como o reflexo de agarrar, que é a capacidade de segurar objetos ao redor. 

Aos poucos, esses bebês ganham controle sobre a cabeça e pescoço, permitindo movimentos mais coordenados durante a alimentação e o contato visual. Nessa fase, eles também contam com reflexo de sucção, importante para a alimentação, pois o bebê suga e engole de forma reflexiva.

Fase 2: controle cefálico (4-6 meses)

Nesta fase, os bebês começam a desenvolver um controle mais sólido da cabeça, sustentando-a por conta própria. Isso abre caminho para atividades como sentar com apoio.

Além disso, durante esta fase, eles também começam a mostrar interesse em objetos ao seu redor, estimulando a coordenação visual-motora.

Fase 3: desenvolvimento da coordenação olho-mão (6-12 meses)

À medida que os bebês exploram o ambiente, a visão e a coordenação motora das mãos se aprimoram. Eles aperfeiçoam o ato de agarrar e manipular objetos, utilizando os dedos de maneira mais precisa. Esse movimento é conhecido como “agarrar com pinça”, pois os pequenos utilizam os dedos indicador e polegar para pegar pequenos objetos.

Esta fase também é marcada pelo início da exploração tátil, quando os bebês passam a experimentar texturas diferentes ao tocar e segurar objetos, além de começar a experimentar alimentos sólidos.

bebê comendo fruta com o movimento de pinça
Criança pegando alimentos com o movimento de pinça

Fase 4: engatinhar e andar (9-18 meses)

O estágio da locomoção se inicia com a aprendizagem do engatinhar, seguido pelos primeiros passos. Dessa forma, o bebê começa a explorar o ambiente de maneira independente, o que é essencial para o desenvolvimento. 

Além disso, o equilíbrio e a coordenação melhoram à medida que se aventuram em diferentes superfícies. Assim, em pouco tempo, eles já começam a andar, mesmo que precisando de apoio.

Fase 5: aprimoramento da coordenação motora fina (18-24 meses)

Durante esta etapa do desenvolvimento motor infantil, as habilidades motoras finas se refinam. Assim, as crianças desenvolvem a capacidade de empilhar blocos e manipular objetos pequenos e começam a experimentar atividades como desenhar e colorir. 

criança brincando com blocos de madeira
Criança empilhando blocos

Fase 6: desenvolvimento motor grosso e habilidades esportivas (2-6 anos)

Esta fase envolve a melhoria contínua das habilidades motoras grossas, como correr, pular e subir. Por isso, as crianças começam a participar de atividades esportivas simples, aprimorando a coordenação motora e socializando-se. Esse desenvolvimento motor continua ao longo da infância, afetando a participação em esportes, jogos e atividades físicas.

Esses são apenas alguns dos muitos marcos que as crianças atingem durante seu desenvolvimento motor. No entanto, é fundamental ter em mente que cada criança é única e que as idades mencionadas são aproximadas. 

Ou seja, algumas crianças podem atingir esses marcos um pouco antes ou um pouco depois, o que é completamente normal. O importante é observar o progresso individual e oferecer estímulo adequado em cada fase.

Quais os sinais de atraso?

pais ajudam bebê a andar
Bebê dando seus primeiros passos com ajuda dos pais

Quando se trata do desenvolvimento motor infantil, é preciso estar atento aos sinais que podem indicar atrasos no progresso dessas habilidades. Aqui estão alguns pontos de atenção que podem sugerir a necessidade de avaliação por profissionais especializados:

Fase 1 (0-4 meses)

  • Falta de movimentos reflexos: ausência de reações automáticas, como agarrar ou sugar.

Fase 2 (4-6 meses)

  • Incapacidade de sustentar a cabeça: dificuldade em manter a cabeça erguida.
  • Ausência de movimentos de rolamento: não rola de uma posição para outra.

Fase 3 (6-12 meses)

  • Não agarra com os dedos em pinça: incapacidade de segurar pequenos objetos entre o polegar e o indicador.
  • Falta de exploração tátil: pouco interesse em tocar e explorar diferentes texturas.

Fase 4 (9-18 meses)

  • Não engatinha: ausência de movimentos coordenados de engatinhar.
  • Atraso nos primeiros passos: não inicia o processo de andar de forma independente.

Fase 5 (18-24 meses)

  • Dificuldade em empilhar blocos: incapacidade de empilhar ou alinhar blocos.
  • Ausência de desenhos primitivos: não faz tentativas de desenhos ou traços.

Fase 6 (2-6 anos)

  • Problemas na coordenação motora grossa: dificuldades em correr, pular ou realizar atividades físicas básicas.
  • Atraso nas habilidades esportivas básicas: dificuldade em chutar uma bola, pegar objetos, entre outros fatores.

Sinais gerais

  • Falta de progresso: se a criança não está progredindo em marcos motores esperados para a idade.
  • Persistência de reflexos primitivos: movimentos reflexos típicos de bebês que persistem além do período esperado.

Se pais ou cuidadores observarem consistentemente esses sinais de atraso no desenvolvimento motor das crianças, é recomendável buscar orientação de profissionais da saúde, como pediatras, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, para avaliação e intervenção adequadas. Afinal, o diagnóstico precoce e a intervenção são cruciais para promover um desenvolvimento motor saudável.

Como estimular o desenvolvimento motor infantil? 6 dicas práticas

mulher e criança brincando com brinquedo de madeira
Mulher brincando com um bebê para estimular o desenvolvimento motor

É fundamental que pais e responsáveis estejam envolvidos no processo de estimulação do desenvolvimento motor infantil, proporcionando um ambiente seguro e oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades físicas. 

Por isso, separamos seis dicas práticas para estimular essa evolução de acordo com cada fase:

1. Estímulo nos primeiros meses

Nos primeiros meses de vida, o bebê está se adaptando ao novo ambiente. Pais podem estimular o desenvolvimento motor ao posicionar brinquedos coloridos próximos à criança, incentivando a busca visual. 

Além disso, brincadeiras como massagem e movimentação suave dos braços e pernas também são ótimas nesta fase.

2. Exploração tátil e visual

Durante a fase de 6 a 12 meses, a criança começa a explorar o ambiente de maneira mais ativa. Sendo assim, oferecer brinquedos com diferentes texturas e tamanhos, como blocos macios e coloridos, incentiva a exploração tátil e visual. 

Também é indicado apresentar aos pequenos brinquedos que emitem sons ao serem manipulados, pois estimulam a curiosidade.

3. Estímulo à coordenação motora fina

Como vimos anteriormente, é entre 12 e 24 meses que as crianças começam a desenvolver a coordenação motora fina. Por isso, brinquedos como lápis de cor grossos, que favorecem a pegada das mãozinhas pequenas, e atividades que envolvem encaixar objetos pequenos em recipientes apropriados são ótimas opções de estímulo.

criança brincando com massinha de modelar
Criança brincando de pintura e massinha de modelar

4. Promoção da coordenação motora grossa

Para promover a coordenação motora grossa (que diz respeito a músculos grandes), atividades que envolvem correr, pular, e jogar são essenciais. Brincadeiras ao ar livre, como jogar bola, e atividades que imitam animais, como pular como um coelho, contribuem para a evolução dessa coordenação.

5. Incentivo à imaginação e criatividade

Dos 2 aos 6 anos, as crianças estão mais aptas a atividades imaginativas. Então, jogos de faz de conta, como criar histórias com brinquedos, contribuem para o desenvolvimento motor e intelectual. 

Além disso, pinturas com dedos, recorte e colagem também são excelentes formas de aprimorar habilidades motoras finas enquanto se divertem.

6. Participação ativa em esportes e jogos

À medida que a criança cresce, a participação em esportes adaptados à idade, como jogos de bola, bicicleta e natação, promove habilidades motoras gerais. Essas atividades não apenas fortalecem os músculos, mas também desenvolvem habilidades sociais e emocionais.

Ao aplicar essas dicas no dia a dia das crianças, os pais podem contribuir significativamente para o progresso motor saudável de seus filhos, proporcionando oportunidades ricas em aprendizado e diversão. 

Contudo, voltamos a ressaltar que a individualidade da criança deve ser considerada, pois é preciso criar espaço para que cada uma se desenvolva em seu próprio ritmo.

Quais os outros objetivos das brincadeiras na educação infantil?

criança brincando em cesta de supermercado
Criança brincando dentro de uma cesta de supermercado com rodinhas

Neste artigo, pudemos observar que as brincadeiras na educação infantil desempenham papel vital no desenvolvimento das crianças, aprimorando habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

Investir tempo e dedicação no desenvolvimento motor infantil é proporcionar aos pequenos uma base sólida para a vida. Ao compreender as fases, identificar sinais de atraso e promover estímulos adequados, contribuímos para o crescimento saudável deles.

Quer saber mais sobre a importância dessas brincadeiras e se aprofundar no assunto? Então, confira o nosso texto sobre sete objetivos de brincar no parque na educação infantil


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