Playground para bebê: 5 dicas de como escolher um seguro

Playground para bebê: 5 dicas de como escolher um seguro

Os playgrounds são espaços que, além de possibilitarem muita diversão, promovem educação, socialização e desenvolvimento das crianças, tornando-se espaços extremamente importantes na jornada de crescimento dos pequenos.

No entanto, além de promover todas essas vantagens, os playgrounds precisam garantir a segurança das crianças, especialmente quando falamos em playground para bebê. Isso envolve uma série de fatores: a forma como a estrutura do brinquedo foi construída, o material utilizado, a pintura, o espaço em que foi instalado e muito mais!

Mas, como avaliar tudo isso na hora de escolher o melhor brinquedo? Neste texto, você vai conferir cinco dicas de ouro de como analisar e escolher bem um playground destinado a crianças pequenas. Continue a leitura e fique por dentro!

O que caracteriza um playground

Antes de entender como escolher um playground para bebê, vamos falar um pouco sobre o conceito desse espaço.

Um playground é uma área projetada especificamente para crianças brincarem, explorarem e se envolverem em atividades recreativas. Esses espaços são equipados com uma variedade de estruturas, brinquedos e equipamentos projetados para promover o desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças e, claro, muitas brincadeiras criativas.

Os playgrounds infantis geralmente são equipados com alguns brinquedos tradicionais, como:

  • balanços;
  • escorregadores;
  • paredes de escalada;
  • gangorras;
  • carrosséis;
  • caixas de areia;
  • espaços temáticos;
  • e muito mais!

Os playgrounds podem ser instalados em diversos espaços e estabelecimentos, como escolas, condomínios, restaurantes, chácaras, praças públicas e muito mais, sempre colocando a segurança das crianças em primeiro lugar. 

menino brinca em playground para bebê
Menino brincando em um playground

Como os playgrounds ajudam no desenvolvimento

O ato de brincar na primeira infância é muito importante para o desenvolvimento das crianças. O playground para bebê, assim como outros brinquedos direcionados a crianças de diferentes idades, desempenha papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos. Isso inclui:

Desenvolvimento físico

Além de serem uma excelente forma de incentivar as atividades físicas e contribuir para uma vida mais saudável, os playgrounds também estimulam habilidades motoras, como equilíbrio, coordenação e força.

Desenvolvimento social

Os playgrounds infantis estimulam a interatividade com outras crianças. Assim, os pequenos são levados a desenvolverem habilidades sociais, já que podem se organizar em grupos, resolver problemas, compartilhar experiências e criar laços afetivos.

Desenvolvimento emocional

Brincar ao ar livre é algo que traz uma série de benefícios para crianças de todas as idades. Sendo assim, um playground pode ser um espaço onde os pequenos expressam sua criatividade, tanto na imaginação de aventuras e cenários quanto criando jogos e regras novas em grupo. 

Além disso, estar em contato com ambientes abertos promove uma grande sensação de bem-estar, ajuda na redução do estresse e contribui para uma vida mais alegre e feliz nessa etapa tão importante da vida.

Desenvolvimento cognitivo

Brincar, especialmente em playgrounds, estimula muito a resolução de problemas, como descobrir como subir em uma estrutura ou encontrar uma maneira de passar por um obstáculo.

Além disso, há uma série de estímulos sensoriais nesses ambientes, já que as crianças são expostas a texturas e sons enquanto brincam. Isso, além de desenvolver os sentidos, contribui para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

pai e bebê brincam em playground
Pai e bebê em um playground

Ou seja, o espaço de playground para bebê ou criança é cheio de oportunidades de crescimento e desenvolvimento em muitas áreas da vida que são fundamentais para a formação da identidade e de aspectos físicos e emocionais.

Como escolher um playground para bebê

Para garantir a segurança de um playground para bebê, é importante ter atenção a alguns aspectos. São eles:

1. Padrões de segurança

É importante verificar se o playground em questão atende aos padrões de segurança locais e nacionais. No Brasil, esses padrões são estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) por meio da NBR 16071. Essa norma estabelece diretrizes sobre a distância entre os brinquedos, tamanhos e alturas deles, tipos de piso e materiais para fabricação do playground, entre outras. 

Pensando especificamente na segurança das crianças pequenas, os brinquedos de um playground para bebê devem ser adaptados com:

  • proteção nas laterais e na frente das cadeirinhas de balanço;
  • escorregadores não muito altos e também com proteções nas laterais;
  • pisos flexíveis, para evitar impactos que prejudiquem os bebês;
  • no caso de brinquedos individuais e soltos, não devem conter peças pequenas que possam ser engolidas.

Além disso, é fundamental garantir que os equipamentos sejam instalados corretamente e passem por manutenções regulares. Para isso, toda a área deve ser constantemente checada, de modo a garantir que os brinquedos não apresentem riscos às crianças, como objetos perigosos, buracos e superfícies pontiagudas.

2. Brinquedos específicos

Os playgrounds devem ser adequados para a faixa etária das crianças que irão brincar neles. No tópico anterior, falamos sobre as adaptações de segurança. Mas, além disso, um playground para bebê deve ter opções de brinquedos que:

  • tenham estímulos sensoriais para as crianças, como cores vivas e formas bem-definidas;
  • proporcionem diferentes tipos de movimentos e situações, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês. 
bebê brincando em um balanço
Bebê brincando em um balanço

3. Qualidade dos equipamentos 

Um dos pontos mais importantes estabelecidos pelas normas ABNT em relação aos playgrounds diz respeito à qualidade dos equipamentos. Portanto, devem ser levados em conta os materiais usados na construção dos brinquedos e a pintura dos equipamentos. 

Um bom exemplo disso são os playgrounds de madeira, que eram muito populares, mas não são uma opção segura para as crianças. Por outro lado, os playgrounds fabricados em aço oferecem mais resistência e durabilidade aos brinquedos.

Da mesma maneira, a pintura eletrostática a pó é a melhor opção para o acabamento. Além de evitar desgaste da estrutura, ela ajuda a controlar a temperatura e a evitar queimaduras nas crianças.

4. Áreas de sombra

Já falamos que é muito importante o ato de uma criança fazer atividades ao ar livre, mas isso também traz algumas questões, como a exposição excessiva ao sol, especialmente no Brasil, um país de clima quente durante boa parte do ano. 

Por isso, é importante que os brinquedos sejam instalados em espaços que ofereçam sombras e circulação de ar, além de bebedouros. 

5. Acessibilidade

Cada vez mais, entende-se a importância de oferecer brinquedos com opções de acessibilidade para crianças e bebês com diferentes habilidades físicas. Isso pode incluir equipamentos adaptados e caminhos acessíveis para carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.

Compre com a Play Rio! 

Neste texto, te explicamos tudo que você precisa saber sobre um playground para bebê. Mas, para garantir que você fará a escolha certa, é preciso priorizar uma fabricante com experiência e credibilidade no mercado, como a Play Rio!

A Play Rio é uma empresa especializada na fabricação de playgrounds, pioneira no Brasil, com décadas de experiência no mercado. Nossos playgrounds são fabricados tendo a segurança das crianças como prioridade. Para isso, contam com:

  • estrutura de aço;
  • pintura eletrostática a pó;
  • durabilidade garantida;
  • montagem e entrega especializadas;
  • opções para vários tipos de espaços (restaurantes, escolas, condomínios etc).

Quer saber qual é o playground ideal para o que você procura? Então, saiba mais sobre a Play Rio!