Playgrounds para escolas: guia completo para garantir a segurança das crianças

Playgrounds para escolas: guia completo para garantir a segurança das crianças

A escola é um ambiente pensado para desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e físicas das crianças. Por isso, a existência e a disposição de alguns espaços são fundamentais, já que ajudam no desenvolvimento de todos esses pontos.

Um exemplo disso são os playgrounds para escolas. Além de oferecerem um momento de recreação aos pequenos, eles também auxiliam no desenvolvimento motor, no fortalecimento muscular e na melhoria da coordenação motora, do equilíbrio e da postura corporal.

Mas, para isso, é preciso que a estrutura dos brinquedos, bem como a instalação e a manutenção deles, sejam feitas seguindo as principais normas de segurança existentes. Por isso, neste texto, vamos falar tudo que você precisa saber para garantir a segurança dos alunos quando o assunto é playgrounds para escolas. Continue a leitura e confira!

O que são playgrounds para escolas?

Playgrounds para escolas são espaços de recreação instalados em instituições de ensino, como creches e escolas de educação infantil, e destinados especialmente à recreação dos alunos durante intervalos das aulas ou mesmo em momentos propostos para brincadeiras.

Além de serem projetados para a diversão, os playgrounds para escolas também incentivam a prática de atividades físicas e a interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social deles.

Alguns dos brinquedos mais comuns em playgrounds para escolas são:

  • escorregadores;
  • balanços;
  • casinhas e túneis;
  • piscinas de bolinhas;
  • gangorras.

Como garantir a segurança das crianças?

Playgrounds para escolas instalados em uma área ao ar livre

Para que a diversão e o desenvolvimento infantil sejam plenos, os playgrounds para escolas devem ter como prioridade o cumprimento das normas de segurança, como é o caso da ABNT NBR 16071/2012. Confira, então, os principais pontos de atenção para garantir que esses ambientes ofereçam proteção aos pequenos:

Conformidade com normas de segurança

Conforme mencionamos, o ponto mais importante é que o playground seja projetado, construído e mantido de acordo com as normas de segurança específicas para playgrounds, como as estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e por regulamentações locais. Ou seja, além do cuidado na escolha do local e na montagem, os produtos devem ser aprovados com certificados de segurança.

Inspeções regulares

Outro requisito fundamental para a segurança em playgrounds para escolas é a realização de inspeções regulares nos brinquedos. Isso deve ser feito com o objetivo de identificar qualquer dano ou desgaste nos equipamentos, além de possíveis perigos para as crianças, prevenindo que acidentes ocorram. Portanto, certifique-se de que as manutenções necessárias sejam realizadas seguindo os prazos indicados pelo fabricante.

Idade apropriada

A maioria dos brinquedos, inclusive os de playgrounds para escolas, possuem faixas etárias adequadas para serem usados. Portanto, escolha os brinquedos indicados para o público da instituição e tenha atenção às idades dos alunos que frequentarão esses espaços.

Espaçamento adequado

É preciso que exista espaço suficiente entre os equipamentos do playground para evitar colisões e quedas. Afinal, lembre-se de que esse é um espaço de diversão, logo as crianças poderão correr entre os brinquedos.

Portanto, é fundamental que os playgrounds escolhidos sejam adequados ao espaço disponível na instituição, ponto que deve ser analisado e aprovado pela empresa responsável pela venda, instalação e montagem dos brinquedos.

Playground em uma área ao ar livre

Proteção contra o sol

Os playgrounds para escolas devem ter áreas de sombra ou coberturas para proteger as crianças contra o sol e o calor excessivo. Além disso, é fundamental analisar a estrutura e o tipo de revestimento dos brinquedos, já que esses são fatores que também podem ajudar nesse quesito.

Uma estratégia altamente eficaz e, inclusive, utilizada pela Play Rio nos playgrounds, é a pintura eletrostática a pó, que impede que os brinquedos fiquem excessivamente quentes e provoquem queimaduras nos pequenos.

Educação e supervisão

Uma escola com playground deve estabelecer regras para o bom uso dos brinquedos. Isso não apenas ajuda na prevenção de riscos, mas também pode ser uma valiosa ferramenta de educação. Para isso, é importante ensinar as crianças a terem atitudes como:

  • respeitar filas;
  • não empurrar os colegas;
  • ter cuidado ao subir escadas ou descer escorregadores, por exemplo.

Além disso, também é importante que exista supervisão adequada de adultos durante o uso do playground pelas crianças.

Esses são alguns pontos que vão transformar os playgrounds para escolas em ambientes de diversão com mais segurança. Eles devem ser garantidos tanto pelas instituições de ensino quanto pelas fábricas dos equipamentos

Onde comprar playgrounds para escolas seguros?

Ao longo deste texto, você conferiu alguns cuidados importantes para garantir a segurança das crianças em playgrounds para escolas. Mas, antes de tudo, a melhor forma de prevenir acidentes é investindo em equipamentos de qualidade, fabricados por empresas referências no mercado, como a Play Rio.

A Play Rio é uma fábrica de playgrounds pioneira no Brasil, com mais de 40 anos de experiência no segmento. Aqui, cuidamos de todos os detalhes para oferecer diversão com segurança aos nossos pequenos. Para isso, contamos com diferenciais como:

  • brinquedos com estruturas em aço, garantindo mais resistência e durabilidade ao playground;
  • pintura eletrostática a pó, que não corrói com o tempo e impede o superaquecimento dos brinquedos;
  • cumprimento à risca de todas as normas de segurança para playgrounds, como a ABNT NBR 16071/2012;
  • equipe especialista em montagem e instalação dos playgrounds, serviços incluídos no pacote de todos os nossos clientes pelo Brasil.

Quer saber sobre a nossa empresa e por que escolher a Play Rio para investir em playgrounds para escolas? Então, acesse o nosso texto de blog “Fábrica de playground: conheça a Play Rio, pioneira no Brasil”.